terça-feira, 9 de agosto de 2011

Explosão de revolta popular em Londres

Violentos protestos estremeceram Londres no último final de semana. A revolta popular explodiu no bairro pobre de Tottenham, norte da capital, e se espalhou para outras regiões da cidade após o assassinato de Mark Duggan, de 29 anos, por policiais no dia 4 de agosto.

Duggan havia sido abordado por agentes da Scotland Yard (polícia britânica) em um taxi e foi morto a tiros. Esse fato foi o estopim para que a população deste bairro tomasse as ruas em protesto.

“A polícia nunca fala conosco, eles nos ignoram, eles nem acham que somos humanos nesta região”. “Nós somos parados toda a hora como criminosos. Se você está vestindo um capuz escuro, se você é um homem negro, eles te param por nenhum motivo”. – declarou um jovem em uma reportagem publicada na página da BBC Brasil em 7 de agosto de 2011.

A assistente social, Michelle Jackson, também declarou à BBC:

“Eu conheço o homem que foi morto, ele era um sujeito muito bacana, e eles estão fazendo parecer como se ele fosse uma espécie de gangster envolvido em armas e nesse tipo de coisa.”

Milhares de pessoas tomaram as ruas e extravasaram sua fúria incendiando viaturas policiais, prédios e supermercados.

Mais de cem pessoas foram presas durante os protestos entre a noite do dia 7 e a madrugada do dia 8 de agosto. Outras 61 já haviam sido detidas na madrugada do dia 6.

Nove policiais ficaram feridos durante os protestos, duas viaturas policiais e um ônibus foram incendiados, assim como diversos prédios.

Novos protestos eclodem a cada momento em diversos pontos da cidade. A população exige justiça e punição para os policiais assassinos.

Histórico de resistência

O bairro de Tottenham é conhecido tanto pelo histórico de violência policial quanto pelo de combativas revoltas populares. No ano de 1985, milhares de pessoas tomaram as ruas do bairro em um grande protesto contra o assassinato de Cynthia Jarrett, que morreu em decorrência de um ataque cardíaco depois de ter sua casa invadida pela polícia.

Nenhum comentário: